Sempre que resolvemos nos expor, por menor que seja a exposição, corremos riscos de opiniões diversas. Certamente, haverá quem nos cubra de elogios, por motivos vários - desde o medo de ser indelicado ao mais sincero reconhecimento de nosso esforço em fazer "o melhor".
É claro que esperar uma apreciação seguida de palavras elogiosas massageia o ego, mas como a hipocrisia se aproxima da mentira que, por sua vez, se reveste de falsidade e outras "coisas" afins, ficamos - via de regra - desconfiados daqueles que nos criam a rotina do sorriso fácil, sem os critérios da verdade, da ética, do respeito e da amizade em sua melhor essência.
Saber aceitar a crítica bem fundamentada em prol de um progresso pessoal, mesmo que surpreenda nossas expectativas, não é comum; requer maturidade, bom senso, humildade e a consciência de que tornar-se vitrine deixa qualquer um à mercê dos comentários alheios, bons ou maus, com nobreza de espírito ou com espírito "de porco". É o preço que se paga por não querer ficar dentro de uma ostra, mesmo sendo pérola.
Se você disser que eu não sei, que eu não posso, que eu desafino, saiba que isso já não me provoca tanta dor, porque já me sinto privilegiado em ter a sua atenção, seu cuidado, sua preocupação em que eu escute o que você me diz, pois sua intenção - embora pareça ferina - é que eu tenha um pouco de você, do seu modo de ver as coisas, do seu jeito de fazer o que faço.
Você não quer que eu me ache; mas que eu não me perca em minha vaidade de pensar que estou sempre certo. Admitir isso não é fácil, mas é saudável!
E assim, vamos seguindo: agradando a uns, e nem sempre a outros, porque é essa a vida.
Você pode colher mais progresso com a crítica do que com os elogios; então, quando alguém quebrar sua expectativa, lançando os dardos agudos da palavra que outros não tiveram coragem de proferir, não precisa fazer "bossa"; assimile... caia se for preciso, reconheça a queda; aprenda com ela, não desanime (...) mas levante-se, sacuda a poeira e dê a volta por cima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário