domingo, 24 de janeiro de 2010

Não dá mais p'ra segurar...

Realmente, às vezes, temos vontade de sumir do mapa sem deixar recados... nem mesmo na porta da geladeira; queremos paz. Seria inútil, no entanto, reclamar da vida inteira sem tomarmos uma atitude em prol daquilo que realmente queremos ou em que, de fato, acreditamos. Viver dissimulando uma sensação de bem-estar contribui para ampliarmos o número de hipócritas e cretinos no mundo; é preciso reagir à mesmice de um comportamento medíocre de uma maioria.
Falar sobre esse tipo de verdade parece imprimir um tom de revolta ou intensa insatisfação, mas não é essa a minha perspectiva; quero apenas ter a ousadia de discordar, a coragem de não calar diante de uma hipocrisia generalizada na vida social da atualidade e ao longo da história humana.
Não sei se você já teve uma dessas vontades; creio que sim. Aquela "coisa" que parece querer explodir dentro de nós, mas só chega a esse ponto por ter sido sufocada há muito tempo e de tantas formas. E assim, suportamos desaforos, "engolimos sapos" em defesa de nosso emprego, sorrimos - ainda que amareladamente - p'ra não parecermos indiferentes; mas sofremos intimamente com isso tudo. Até quando?
São tantas coisinhas miúdas... arrasando aos poucos com o nosso ideal...
Há um tempo em que não dá mais p'ra segurar, o copo está cheio e que não dá mais pra engolir...
O princípio da expressão precisa ser exercitado; a apatia anula o ser, a omissão corrói o caráter. Fiquei pensando como é que um coração pode explodir, e - depois disso - a pessoa ficar ainda mais viva que antes. Sempre me disse: Jamais permita que a alegria de viver seja vencida por um momento triste; agora, digo a você : Alegre-se de verdade - não dissimule a felicidade; isso faz mal à alma... tira a legitimidade do sentimento!
Quando estiver indignado, indigne-se [sem os escândalos dos inoperantes] com a força de seu ideal em busca de valores maiores; seja nobre!
Chore, se necessário, com a sinceridade dos humildes e de modo que justifique a pureza de suas lágrimas.
E quando não der mais p'ra segurar, você saberá o que fazer com o seu coração.
(...)

Um comentário:

  1. Nada mais que a pura verdade...Ótimo texto, ótima mensagem!!! bjus
    Micaele Saldanha

    ResponderExcluir