Sei que muitas vezes temos vontade de nada dizer e, por isso mesmo, fazemos do silêncio a nossa mensagem. É claro, encontrar alguém que nos ouça e nos entenda nem sempre é fácil, já que a interação pressupõe reciprocidade; e não é todo mundo que se dispõe a "perder" tempo com quem enfrenta problemas. É possível que você já tenha vivenciado situações semelhantes, como parecer ser um eterno terapeuta das emoções alheias, não?
Tenho certeza de que você também tem seus períodos de ansiedade, buscas, desafios, ilusões e deve ter procurado ombros e colos, e pode ser que nada tenha encontrado ou recebido além de "tapinhas nas costas" ou uma "passada de mão na cabeça", como que parecessem dizer: - Não faça drama!
Acredito que não era isso que você esperava, não é mesmo? Queria alguém que lhe ouvisse, prestasse atenção ao seu momento e, quem sabe, oferecesse soluções e horizontes de saídas diante do desafio. Mas, na maioria das vezes, seus amigos estão muito ocupados para lhe dar atenção, e você não gosta de atrapalhar a vida deles, prefere, então, calar e nem mesmo consultá-los para uma ajuda "básica", [imagino a situação].
Há algumas respostas plausíveis diante de nós, mas - simplesmente - cremos que não se encaixam com nossas perguntas; buscamos eco no vazio da vida e nossas questões se multiplicam na repetição de nossa própria solidão e angústia. Até encontrarmos quem se curve para ouvir-nos, já teremos sofrido bastante! Gosto, por conta disso tudo, de não me demorar contemplando ou supervalorizando o problema; prefiro partir para o embate, e - às vezes - sofro muito por causa dessa ousadia quixotesca!
Penso que não se deve transformar os amigos em cabides de nossas frustrações; e quanto mais reflito sobre o comportamento humano, mais creio que a passividade ou expectativa letárgica a que muitos se submetem só contribuem para o aumento do grupo de pessoas inoperantes, vazias e candidatas ao fracasso.
Por isso, quero falar de uma coisa: Permita-se à coragem de desafiar-se; resgate o seu entusiasmo diante de suas lutas; ouse dizer o que pensa às pessoas que precisam ouvir; transforme-se num caçador, e não em eterna caça!!!
E, quanto aos sonhos, acredite que pode realizá-los; jamais permita que a alegria de viver seja vencida por um momento triste, pois não devemos colecionar obstáculos, mas construir pontes.
Caro Silvio, amizades verdadeiras nos proporcionam aprendizado, somam experiencias e por isso multiplicam visões diferentes de problemas da vida. O desafio é ter amizades verdadeiras, que o tempo, os interesses e as rotinas privam cultivar. "Surpreender sempre" aí está o segredo para manter amizades, pena que nunca mais pude te proporcionar as gargalhadas que vc dava na ETFRN, abração. Rogerio Miranda
ResponderExcluir